Sobre Nós

O que é Pa-Kua?

Pa-Kua é um conhecimento antigo que serve a humanidade desde os tempos antigos até o presente, na tentativa de entender as mudanças, adaptar-se a elas, e alcançar um estado de maior harmonia. Na Liga Internacional de Pa-Kua, abordamos esse conhecimento antigo e por meio da prática de uma ou mais das chamadas "maestrias", nossas oito modalidades (acrobacia, armas de corte, arqueria, arte marcial, pa-kua chi, ritmo, tai chi, e yoga chinês). Embora o nome “Pa-Kua” seja compartilhado com outras disciplinas orientais, nosso sistema de ensino é único e não possui ligação com elas. O que é ensinado na Liga é um conhecimento completo, prático e extremamente útil para todas as pessoas, independentemente da idade. A prática ocorre de forma não competitiva e sempre atendendo às possibilidades e necessidades de cada discípulo.


Os pilares do nosso ensino são:

Não competitividade
Atmosfera familiar
Aceitação de todas as pessoas, sem diferenças de raça, credo, sexo ou nacionalidade
Coexistência em um clima de camaradagem e amizade
Protegemos quem sabe menos e é menos forte, sempre cuidamos do companheiro de treino, respeitando a evolução pessoal de cada aluno
Nós treinamos em um ambiente de harmonia onde os alunos se beneficiam da prática de exercícios físicos, aprendendo técnicas para melhorar a respiração e a dieta

A origem do Pa-Kua

As primeiras histórias sobre a origem do conhecimento de Pa-Kua começam na mitologia chinesa; por volta de 5000 anos. Existem registros de que o Imperador Fu-Hsi, em um estado de contemplação às margens do rio Amarelo, viu uma tartaruga emergindo das águas. Em seu casco, Fu- Hsi viu os oito estados de mutação – os trigramas que estão no símbolo do Pa-Kua e que ajudam a compreender e explicar os eventos universais.

Liga Internacional Pa-Kua

O Mestre Rogelio Magliacano, começou a praticar artes marciais chinesas e coreanas aos 9 anos de idade, alcançando altas graduações nos vários dos estilos em que treinou. Sua busca por conhecimento também o levou ao estudo de várias técnicas terapêuticas orientais.

Após 25 anos de treinamento, ele começou a estudar o conhecimento Pa- Kua no Oriente. Em 1976, fundou a Liga Internacional de Pa-Kua, que se expandiu por todo o mundo nas mãos de alguns de seus discípulos. Hoje estamos presentes em países como Argentina, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália, Espanha, Suíça, Inglaterra, Uruguai, Peru, Canadá, Bolívia e Israel.

Em 2006, o mestre Rogelio Magliacano, após 30 anos no comando da Liga Internacional, nomeou como seu sucessor o mestre Nicolás Darío Moyano, que, desde então, preside a Liga com o mestre Fernando Martín Sandri.

Ambos trabalham permanentemente para elevar todos os processos vinculados ao ensino a níveis de excelência. Para fazer isso, eles revisam periodicamente os programas e métodos de estudo. Os Mestres responsáveis ​​pela Liga, juntamente com os Mestres mais graduados, visitam frequentemente os 200 Locais onde, em todo o mundo, o Pa-Kua é ensinado. Viajam também regularmente à China para continuar investigando os vários ramos do conhecimento oriental.

  • Pa-Kua ist mehr als nur ein Sport, es ist eine Familie in der wir uns gegenseitig unterstützten und weiterbringen. Die gemeinsame Zusammenarbeit über verschieden Kontinente sowie das physische Training sind der Grundstein für den eigenen Wachstum und das durchbrechen des Stillstandes. Pa-Kua hilft mir, selber zu wachsen, Menschen zu lernen und etwas dem Universum und der Welt zurück zu geben. Das Erlernen der Kunst der Wandlung fasziniert mich bis heute und fordert mich täglich dazu auf weiter zu lernen.
    Gina Rossi
  • Iniciei no Pa-Kua há 21 anos, no meu pais natal (Argentina), nesse momento estava atravessando uma depressão profunda e o Pa-Kua me ajudou a seguir em frente, me fortaleceu como pessoa e como mulher. Fui descobrindo minha fortaleza, que eu era muito mas capaz do que achava. Hoje estou morando no Brasil, tenho minha escola e me dedico por intero a dar aulas desta arte maravilhosa - que também me ajudou a descobrir quem eu sou.
    Virginia Reimondi
  • Há pouco mais de 2 anos estou aprendendo a me conhecer. Através das aulas de Yoga e de Acrobacia comecei a perceber do que sou capaz de realizar, sempre superando limites. Também adquiri mais foco e concentração. O ambiente da escola de Pa-Kua é acolhedor e amigável, sempre me sinto muito bem lá. É um lugar onde me conecto com corpo e mente e me mantenho saudável em todos os sentidos.
    Samira Pietrobom
  • Comencé Pa-Kua en 1998, con 15 años de edad, con el objetivo de aprender a defenderme y divertirme. Luego de 25 años puedo decir que el Conocimiento Pa-Kua me ha ayudado en las mas variadas y dispares situaciones de la vida diaria y me permite también ayudar a otras personas. Me ha ayudado a conocerme más en profundidad y a tener la confianza necesaria para enfrentar el camino elegido. ¡La vida es una aventura!, y qué mejor que vivirla con las personas que comparten el mismo camino.
    Marcos Negri
  • Pa-Kua se tornou parte da minha vida no ano passado, foi o lugar onde encontrei mais que amigos ou colegas, encontrei uma família, pude fazer atividades que me trazem coragem, confiança e auto estima, não consigo imaginar minha vida sem o Pa-Kua depois de tantos momentos lindos e realizações que tive aqui!
    Julia Lazzarotto
  • Pa-Kua me ajudou a ter mais confiança em mim mesma, a pensar antes de agir ou falar alguma coisa, a trabalhar em equipe. Como Mestre e dona de recinto aprendi a lidar com diferentes tipos de pessoas, a olhar com empatia os problemas dos outros e buscar formas de auxiliar no seu crescimento pessoal. Pa-Kua me ensinou a diferença entre líder e chefe, e aprendi como comandar as situações permitindo ainda assim que os outros cresçam e se desenvolvam da sua própria maneira e no seu próprio ritmo.
    Isabel Pilotto
  • O Tai Chi do Pa-Kua foi um grande achado na minha vida. Sempre gostei de práticas como meditação, mas por vezes tinha dificuldade em me concentrar e estar no momento presente. Com a fluidez e leveza do Tai Chi, consigo me concentrar nos movimentos, treinar equilíbrio, respiração e ainda é um super complemento para minha prática de arte marcial. Tem sido excelente para minha ansiedade. Super recomendo!
    Gustavo Amorin
  • Antes do início no Pa-Kua sempre fui sedentário e sempre tive problemas de auto estima com o meu corpo. Como desde pequeno tinha parado de praticar atividades físicas acabei desenvolvendo medo de quedas, saltos além de uma resistência física muito baixa. O Pa-Kua mudou muito todos estes medos na minha vida, além de autoconfiança e uma mudança radical de saúde. Pa-Kua também ajudou no processo de autoconhecimento, desde conhecimento físico/fisiológico sobre meu próprio corpo ao conhecimento do meu estado psicológico. Outro aspecto muito relevante sobre a inserção do Pa-Kua na minha vida foi conseguir trazer meus pais para a prática. Ambos iniciaram a praticar após uma longa insistência minha e isso aumentou muito a qualidade de vida deles.
    Bruno Benetti