O que é Pa-Kua?
Pa-Kua é um conhecimento antigo que serve a humanidade desde os tempos antigos até o presente, na tentativa de entender as mudanças, adaptar-se a elas, e alcançar um estado de maior harmonia. Na Liga Internacional de Pa-Kua, abordamos esse conhecimento antigo e por meio da prática de uma ou mais das chamadas "maestrias", nossas oito modalidades (acrobacia, armas de corte, arqueria, arte marcial, pa-kua chi, ritmo, tai chi, e yoga chinês). Embora o nome “Pa-Kua” seja compartilhado com outras disciplinas orientais, nosso sistema de ensino é único e não possui ligação com elas. O que é ensinado na Liga é um conhecimento completo, prático e extremamente útil para todas as pessoas, independentemente da idade. A prática ocorre de forma não competitiva e sempre atendendo às possibilidades e necessidades de cada discípulo.
Os pilares do nosso ensino são:
A origem do Pa-Kua
As primeiras histórias sobre a origem do conhecimento de Pa-Kua começam na mitologia chinesa; por volta de 5000 anos. Existem registros de que o Imperador Fu-Hsi, em um estado de contemplação às margens do rio Amarelo, viu uma tartaruga emergindo das águas. Em seu casco, Fu- Hsi viu os oito estados de mutação – os trigramas que estão no símbolo do Pa-Kua e que ajudam a compreender e explicar os eventos universais.
Liga Internacional Pa-Kua
O Mestre Rogelio Magliacano, começou a praticar artes marciais chinesas e coreanas aos 9 anos de idade, alcançando altas graduações nos vários dos estilos em que treinou. Sua busca por conhecimento também o levou ao estudo de várias técnicas terapêuticas orientais.
Após 25 anos de treinamento, ele começou a estudar o conhecimento Pa- Kua no Oriente. Em 1976, fundou a Liga Internacional de Pa-Kua, que se expandiu por todo o mundo nas mãos de alguns de seus discípulos. Hoje estamos presentes em países como Argentina, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália, Espanha, Suíça, Inglaterra, Uruguai, Peru, Canadá, Bolívia e Israel.
Em 2006, o mestre Rogelio Magliacano, após 30 anos no comando da Liga Internacional, nomeou como seu sucessor o mestre Nicolás Darío Moyano, que, desde então, preside a Liga com o mestre Fernando Martín Sandri.
Ambos trabalham permanentemente para elevar todos os processos vinculados ao ensino a níveis de excelência. Para fazer isso, eles revisam periodicamente os programas e métodos de estudo. Os Mestres responsáveis pela Liga, juntamente com os Mestres mais graduados, visitam frequentemente os 200 Locais onde, em todo o mundo, o Pa-Kua é ensinado. Viajam também regularmente à China para continuar investigando os vários ramos do conhecimento oriental.